Apesar de ter apenas 5 anos de legalidade, a investigação por meio de detetive particular é antiga
Em abril de 2017 entrou em vigor a lei sobre o exercício profissional do detetive, contendo as principais atribuições do detetive particular. Bem como seus direitos e deveres do profissional enquanto estiver exercendo o ofício.
Apesar de ter apenas 5 anos de legalidade, a investigação por meio de detetive particular é antiga, e vem sendo praticada por autônomos há muitos anos. Vamos conhecer essa função e maneiras de identificar bons profissionais e o que um detetive faz.
É preciso ir à faculdade para ser
Detetive Particular?
A princípio não. Embora exista um curso de nível superior para ser detetive, não é obrigatório ter diploma. Segundo o texto da lei 13.432 de Abril de 2017, o detetive particular pode exercer a função de forma autônoma ou sob contrato entre pessoas civis, ou empresariais.
No que diz respeito aos primeiros detetives no Brasil começaram a ganhar fama e serem procurados em 1961 com a criação da EBIL – Empresa Brasileira de Investigações LTDA. Muitos aspectos foram se moldando com o tempo, como as principais atribuições do detetive particular, por exemplo.
De lá para cá, a principal busca por estes profissionais é para descoberta de traição do parceiro, investigação de casos empresariais e localizar pessoas, como parentes que não tem notícias há muitos anos.
A questão da ética do Detetive Particular
Para exercer tal ofício, e compreender as principais atribuições do detetive particular, é necessário caminhar com a ética junto ao exercício profissional. Além de possuir equipamentos e conhecimentos compatíveis com a investigação.
De antemão, o detetive particular irá traçar junto ao cliente um plano. O que significa, delimitar qual a motivação da investigação, e assim começa-lá sem extrapolar os limites da privacidade do investigado.
Tem de haver um contrato que estipule um prazo de duração da investigação, os materiais usados, o local onde ocorrerá. Contudo, a inclusão de seguro de vida do investigador, é optativa.
Os serviços oferecidos pelo
Detetive Profissional
São diversos motivos que levam uma pessoa a contratar um detetive particular. Podendo ser uma certeza que precisa ser confirmada, com coleta de provas. Ou apenas uma suspeita, que pode vir a ser confirmada ou não.
Entretanto, os serviços oferecidos tendem a seguir um padrão entre os diversos profissionais da área. Cabendo ao cliente escolher um autônomo ou uma empresa com equipe diversificada. O que faz um detetive particular? são estes os principais serviços encontrados da área.
- Casos extra conjugais
O primeiro instinto de uma pessoa casada, que desconfia do parceiro, é investigar. O detetive irá prover esse serviço com técnicas e de forma profissional, dando um veredito mais preciso.
- Investigação empresarial
Casos de sócios, patrão que desconfia do empregado, vice e versa. São destes e de outras naturezas semelhantes que o detetive irá investigar. Ajudando em um caso judicial, por exemplo.
- Localização de pessoas
Investigação de pessoas desaparecidas de forma repentina ou foram sequestradas. Ou casos de pessoas que sumiram há muitos anos, como parentes dados para outras pessoas e perderam contato com a família de nascimento.
Há também casos como investigação de filhos, colaboração com a polícia (que necessita do aval do delegado), contra espionagem, investigação particular entre outras menos conhecidas. Mas não por isso menos necessárias.
As principais atribuições do Detetive Particular
O princípio de que o investigador não precisa de formação para exercer a profissão pode deixar uma impressão de que qualquer indivíduo pode começar atuar como detetive particular a qualquer momento. O que está longe da verdade.
Confira algumas características de um detetive particular:
- Conhecimento sobre a Constituição Federal Brasileira
Isso se dá porque o detetive precisa entender o básico sobre as leis que regem nosso país, para assim, agir com ética e técnicas legais.. Até porque muitos detetives trabalham com a polícia em investigações.
- Ser honesto, discreto e dedicado
Não somente nesta profissão, mas principalmente por estar tratando diretamente em relacionamentos familiares e profissionais de terceiros. Um detetive não deve expor seu investigado, deve ser discreto em relação ao investigado e se dedicar em cada caso com responsabilidade.
- Manter distanciamento pessoal dos casos e pensamento lógico e rápido
Considerando que a investigação de terceiros, como o marido de uma contratante e sua possível amante, por exemplo, se manterá neutro caso confirme a traição. Não julgando ou expondo os envolvidos.
Ter raciocínio lógico rápido esperto para estes e outros casos. O contratante, por muitas vezes, pode se alterar diante os resultados da investigação, cabe ao detetive, saber conduzir seu cliente.
Os equipamentos e técnicas que estão entre as principais atribuições do Detetive Particular
Segundo o especialista detetive MAGAL de Brasília, da agência águia detetives.
“Apesar das boas práticas e conhecimentos necessários, umas das principais atribuições do detetive particular se deve ao uso de equipamentos de investigação e também, do aproveitamento da tecnologia ao seu favor.”
“Descrição é a palavra-chave da profissão, por isso veículos utilizados por detetives. Sendo carros ou motos, não devem chamar atenção ou possuírem cores chamativas. Além de serem trocados de tempos em tempos, por uma questão de segurança.”
Já em relação a dispositivos de escuta, fica sugerido a utilização de equipamentos de ponta, para um melhor alcance. Segundo o especialista existem, equipamentos de auxílio tanto para o cliente quanto para o detetive.
Para câmeras, microcâmeras e drones, são itens indispensáveis para construção de provas em relação ao investigado. De mesmo modo, lembre-se de entregar tais matérias de prova ao cliente, sempre mantendo o distanciamento necessário após o fim do caso.
Em síntese, as principais atribuições do detetive particular certamente demandam muito estudo, paixão pela área, cuidado com os casos e profissionalismo. Bem como, a responsabilidade emocional com cada cliente, afinal estarão lidando com pessoas e seus sentimentos.
Já para quem procura esse serviço, se espera também um porte emocional mais centrado. Porque aquele profissional estará investigando alguém e em muitas vezes, terceiros envolvidos. É necessário prezar pela descrição e proteção do detetive particular.
Por último, o oferecimento e contratação deste serviço não deve ser leviana, de ambas partes. Existem casos de denúncia de invasão de privacidade, crime de perseguição e afins. Essas são as principais atribuições do detetive particular, que podem ser entendidas e resguardadas na lei.
Esperamos ter esclarecido sobre o que é um detetive e quais são as principais atribuições do detetive particular.
*Revista Detetive* principais atribuições do detetive particular
Fonte : https://revistadetetive.com.br/principais-atribuicoes-do-detetive-particular/